top of page

      Histórico da Bemb           

A Biblioteca da Universidade do Estado da Bahia teve sua origem na Biblioteca do Centro de Educação Técnica da Bahia, CETEBA criada por iniciativa do professor Fernando Brandão de Souza, então diretor da Instituição, para atender às necessidades de estudo e pesquisa dos alunos, professores e técnicos do CETEBA.

 

A Biblioteca foi inaugurada em 14 de janeiro de 1971 e recebeu o nome de Biblioteca Edivaldo Machado Boaventura em homenagem ao então Secretário de Educação e Cultura, que muito se empenhou pela Instituição. Como primeira Bibliotecária teve na pessoa de Eurides Cardoso dos Santos, de saudosa memória, uma lutadora pelo crescimento e desenvolvimento não só do acervo como dos serviços prestados aos alunos e professores.

 

A Biblioteca funcionou em sala própria, no prédio do CETEBA em Ondina até início de março de 1979, quando o órgão foi transferido para as instalações do Campus de Narandiba no Cabula, ocupando o prédio especialmente construído para abrigá-la. Em 1979, quando assumiu a Superintendência do CETEBA, a Professora Clélia Silveira Andrade deu especial atenção à Biblioteca. Ampliou o quadro de pessoal que contava apenas com 01 (um) Bibliotecário e 02 (dois) auxiliares, tomando providências imediatas para a ampliação do acervo bibliográfico. Já em dezembro de 1979 o acervo tinha sido acrescido de 3.236 exemplares, passando o número de registro 4.684 para 7.920.

 

No período de 1979 a 1983 as aquisições foram contando o acervo em 14/03/83, com 17.305 exemplares, além de vários títulos de periódicos e diversas publicações oficiais.

 

Por força da Lei Delegada de n°. 11 de 29 de dezembro de 1980 que extinguiu a Fundação Centro de Educação Técnica da Bahia (FCETEBA) e criou a Autarquia Superintendência do Ensino Superior do Estado da Bahia SESEB, houve uma modificação em toda estrutura do Órgão que passou inclusive incorporar algumas unidades de Ensino Superior do Estado e que funcionavam de forma isolada. O Regimento da SESEB criou a Biblioteca Central, órgão suplementar, coordenador de todas as atividades biblioteconômicas e das Bibliotecas Setoriais sediadas em todas as Unidades de Ensino.

 

A Biblioteca teve seu primeiro regulamento aprovado em 15 de agosto de 1980. Em 25/01/82 foi aprovado o Regimento da SESEB, incluindo o Regimento e Regulamento do Sistema de Bibliotecas.

A Biblioteca Central ficou estruturada em 05 (cinco) seções, a saber: 

 

  • Seção Administrativa;

  • Seção de Seleção e Aquisição;

  • Seção de Processos Técnicos;

  • Seção de Atendimento ao Leitor;

  • Seção de Documentação e Divulgação;

  • Seção de Periódicos e Material Especial.

 
Com a aprovação do Regimento, a Biblioteca passou por um período de desenvolvimento bastante acentuado, desde quando pôde contar com um quadro maior (administrativo), podendo implantar novos serviços e ampliar suas atividades, estendendo-as às Bibliotecas Setoriais. 


ATUALIZAÇÃO DO HISTÓRICO ATÉ MAIO DE 1994 


Em 1983 nova Lei Delegada, a de n°. 66/83 de 1° de julho, extingue a SESEB e cria a Universidade do Estado Bahia contando com 07 (sete) faculdades, um Centro de Ensino Superior e 03 (três) núcleos.

Com a criação da UNEB a Biblioteca Central permanece como órgão suplementar, coordenador do Sistema as quais as Bibliotecas Setoriais são vinculadas tecnicamente.

 

A Biblioteca Central encaminhou ao Conselho Universitário, nova proposta de Regimento e Regulamento para apreciação e aprovação. Em 22 de julho de 1992 são aprovados pelo CONSU o Regimento cuja súmula foi publicada no Diário Oficial de 01 e 02 de agosto do mesmo ano. A estrutura da nova Biblioteca Central, consta no organograma anexo a este histórico.

 

No período de 1983 a 1994 a Biblioteca Central e o Sistema passou por desenvolvimento considerável.

 

Foram criadas várias unidades em diferentes municípios contando atualmente a Universidade com 14 (quatorze) campi e 17 (dezessete) unidades de ensino, havendo uma Biblioteca Central e 13 (treze) Setoriais.

 

A Biblioteca Central é responsável pela aquisição de material bibliográfico e pela coordenação dos serviços, inclusive o processamento técnico.

 

Em 30 de maio de 1994 a Biblioteca Central, conta com um acervo de 34.089 livros, 238 títulos de periódicos, quase 500 exemplares de publicações oficiais além de material áudio-visual.

 

A Biblioteca além de consulta e empréstimo de publicações oferece aos usuários os seguintes serviços: referência, reprografia, normalização de publicações, levantamento bibliográfico, comutação bibliográfica, sumários correntes, serviço de hemeroteca, empréstimo interbibliotecário, cursos de atualização e estende o atendimento à comunidade.

 

É pretensão da presente administração, informatizar a Biblioteca e se mudar para novo espaço físico para que se torne possível a implementação de outros serviços e agilização dos já existentes. 

bottom of page